No dia 1º de setembro, a sede da Nova Acrópole em São Caetano do Sul esteve oficialmente inaugurada na sua nova casa na Rua Maranhão, 812. O evento contou com a presença do professor Alberto Amigo, da professora Luzia Helena de Oliveira Echenique, dos colaboradores antigos e atuantes na sede, além dos professores e alunos de outras unidades da Nova Acrópole da cidade de São Paulo, Osasco, Guarulhos etc.
A solenidade foi iniciada com um vídeo que apresentou a retrospectiva dos 31 anos da atuação na Cidade. Na sequência, todos foram convidados a conhecer as dependências da casa. Após, palavras emocionantes foram ditas pelos professores e por alguns dos presentes. Foi lembrando o valor de uma Escola de Filosofia como Arte de Viver por aportar nas cidades com uma recuperação dos valores que dão sentido humanista ao dia a dia conturbado das sociedades atuais. O encerramento foi precedido pela entrega de delicados presentes para ornar a nova casa com alegria, vida e beleza.
A mudança se deu nos primeiros meses do ano. E as aulas e demais atividades públicas ocorreram normais nestes meses.
Então o que muda com esta abertura oficial? “Resgatamos com gesto tão singelo”, esclarece o professor Alberto, “um conceito antigo, onde se concebia vivermos num Universo Vivo, com forma e essência. Nesta visão peculiar, habitar era mais que construir a casa, colocar a mesa, a cama e ir dormir à noite etc. Em algum momento à construção física – ou mudança – deveria se seguir uma construção sutil”. Assim, cada cidade, templo ou habitação participava da Vida do Cosmos, com forma prática e essência.
E a Filosofia como Arte de Viver foca no desenvolvimento dos valores humanos que, como consequência, chama à consciência uma necessidade orgânica de relação com a vida sutil da Natureza.