Oficina de produção de monografias estimula a aprendizagem e a investigação filosófica

Por São Paulo - São Caetano do Sul ABC

Qual a importância de ler e de estudar? Sabemos formular uma ideia, resumir um texto e fazer uma boa apresentação dos resultados obtidos? Pensando nesses desafios, no sábado, dia 11 de junho, na sede da Nova Acrópole São Caetano do Sul aconteceu a primeira aula da Oficina de Produção de Monografias, com ensinamentos sobre técnicas de leitura e de investigação filosófica. A proposta é que cada participante escolhesse um filósofo e investigasse sobre sua vida e obra.

O instrutor José Roberto comentou: “Trata-se de gerar um bom hábito que nos apoie no aproveitamento de nossas leituras. É ler, mas com uma mentalidade de estudos. Que o lido fique registrado, anotado, para podermos usar em trabalhos futuros, e crescermos em conhecimentos para responder aos porquês da nossa vida”.

A leitura é este jeito rico e nobre de aquisição de conhecimentos, mas como fruto de um esforço e de um prazer pelo aprendizado. “Conhecendo autores e obras enriquecemos conceitos que ajudam na compreensão de nós mesmos. É necessário ter para oferecer com qualidade e profundidade aos demais, e com isso fazemos da Filosofia uma Arte de Viver”, continuou.

Nesta aula, o grupo refletiu a importância da leitura ativa e desenvolveu algumas técnicas para chegar a um bom resumo que destaque as ideias centrais do texto lido. Também foram escolhidos os filósofos e obras que cada um desenvolverá posteriormente.