Palestra sobre Sêneca ressalta a construção da dignidade humana

Por São Paulo - São Caetano do Sul ABC

No dia 5 de outubro, na Nova Acrópole São Caetano do Sul, aconteceu a palestra “Sêneca: sobre a Brevidade da Vida”, ministrada pela professora Vera Luz.

A ênfase foi sobre a filosofia de Lúcio Anneo Sêneca, um dos mais conhecidos representantes da escola romana do estoicismo. E não se pode abordar a vida e a filosofia de Sêneca sem resgatar a importância desta escola moral e sua influência na história até nossa época. “O interesse pela filosofia estoica” – colocou a professora Vera – “é mais que interesse pela história: é uma necessidade face a tantas dificuldades que enfrentamos atualmente. Para esta escola romana, a prática da virtude era suficiente para se alcançar uma vida plena e feliz.”

Seus ensinamentos nesta obra, dirigidos aos seus discípulos ao serviço de Roma, deveria servir-lhes de orientação o fato de valorizar cada momento na conquista de virtudes e valores que dignificassem ainda mais a sua condição humana. “E o que isso tem a ver conosco?”, perguntou a palestrante. “Ao participante atento, a palestra e este enfoque filosófico, é um chamado para a prática nos tempos modernos. Com que objetivo? Para que nós também conquistemos uma maior dignidade humana“, concluiu.