Todos os dias, entre 18 e 23 de novembro, nos intervalos das aulas, os alunos das turmas dos Cursos de Filosofia para Viver da Nova Acrópole São Caetano do Sul comemoraram com entusiasmo o Dia Mundial da Filosofia, instituído pela UNESCO desde 2005, com poesias lidas ou recitadas por alguns participantes da mesma unidade, além de poemas de autoria própria.
O projeto “Momentos de poesia e de contemplação” surgiu do lema adotado por todas as Nova Acrópoles existentes no mundo: “A busca da Unidade para além das diferenças”. “Com isso não resolvemos os problemas do mundo”, declarou o professor José Roberto, autor do projeto e que contou com a colaboração dos companheiros de estudos filosóficos. “O importante é este protagonismo, um símbolo de que a beleza e a harmonia, aqui na forma de poesias, faz um grande bem ao indivíduo humano”.
“Há um belo símbolo nas palavras colocadas num conjunto harmônico”, compartilhou sensibilizada Luciana Sabino, autora e uma das declamantes. “É expressar vontade de contato! Tocar a unidade, tocar o coração de quem recita e, eu espero de coração, também a essência interior de quem ouve”.
Encerrou-se assim as comemorações ao Dia Mundial da Filosofia, ficando o essencial que só a alma vê em cada um que participou com sua gota de esperança.