Fraternidade, concórdia e alegria. Essas foram algumas das qualidades que permearam a comemoração de festejos juninos da Nova Acrópole Aracaju – mais comumente chamada de Arraiá Filosófico –, em junho de 2024.
Como forma de celebrar a notável festa vinculada ao Dia de São João, o evento contou com tradicionais pratos da culinária local, trazendo receitas à base de milho, macaxeira e amendoim. Este último, em sua versão cozida, é, inclusive, reconhecido como patrimônio imaterial do estado de Sergipe.
Além das prestigiadas comidas típicas, houve a apresentação de um conto sobre o simbolismo da fogueira, jogos como a “dança das cadeiras”, plaquinhas com máximas filosóficas reescritas com a linguagem caipira local e a presença de um trio pé-de-serra, responsável por fornecer música ao vivo e muita dança para todos, incluindo a tão esperada quadrilha.
A data também foi aproveitada para reunir e celebrar com os aniversariantes do mês que estavam presentes na festa.
Felipe Gameiro, aluno da Nova Acrópole Aracaju, ressaltou a importância da celebração junto à escola: “Vejo a festa como uma grande oportunidade de estreitar laços com outros alunos de maneira leve e amigável. Além disso, há também momentos que podem ser enxergados sob uma ótica filosófica, como a quadrilha, onde exercitamos alguns princípios artísticos, tais quais o ritmo e a harmonia. Fico feliz de ter contribuído com parte da organização e de poder ter desfrutado mais uma vez.”