
Nos dias 26 e 27 de abril de 2025, a Nova Acrópole Aracaju/SE comemorou o Dia da Mãe Terra. Realizaram-se, assim, atividades que permitiram refletir sobre a sabedoria da natureza.
A comemoração iniciou no dia 26 às 9h, reunindo os alunos e convidados para assistirem a transmissão ao vivo do II Fórum da Mãe Terra, que ocorreu em São Paulo. O evento contou com a presença dos professores: Luzia Helena de Oliveira Echenique, Tiago Grandi e Roberto Pértile. Tratou-se do tema: A linguagem simbólica da natureza.
Palestra aberta: A Sabedoria da Natureza
Logo depois, ainda no dia 26, a Nova Acrópole Aracaju abriu as portas para receber o público externo. Na ocasião, a professora Lorene Amaral ministrou a palestra com o tema “A Sabedoria da Natureza”. Em seguida, os participantes foram convidados e orientados a confeccionar tecidos encerados, que podem ser utilizados como alternativa sustentável ao plástico filme, durante a oficina “Tecendo Sustentabilidade”. Durante essa atividade, trabalhou-se a atenção e a colaboração entre os participantes. Além disso, foram abordados temas como o tempo de decomposição do plástico, os 5Rs da sustentabilidade e os benefícios da substituição consciente. Dessa forma, o evento uniu prática, reflexão e conscientização ambiental.



Ação regenerativa
As comemorações se encerraram no domingo, dia 27, com uma ação voluntária na Serra de Itabaiana, em parceria com a ONG Centro da Terra. “A atividade de turismo regenerativo ocorreu no Parque Nacional e contou com o apoio dos voluntários da Nova Acrópole na continuidade do manejo e estruturação de duas trilhas, incluindo o plantio de mudas em áreas degradadas”, disse Bhona Resende (aluna da Nova Acrópole Aracaju).






“Respeitar a Terra vai além do utilitarismo; é um ato de gratidão pela vida e pela sabedoria que ela nos oferece”. (Delia Steinberg Guzmán)