A festa, também chamada de “Arraiá Filosófico”, aconteceu no dia 16 de junho na Nova Acrópole Aracaju e contou com a participação de alunos e seus familiares. Seguindo a tradição junina, tão presente na cidade de Aracaju, a noite contou com forró tocado ao vivo, quadrilha e comidas típicas.
“Consideramos importante vivenciar as festividades próprias da nossa cultura, até porque elas costumam ser bem simbólicas. Para nós, é um momento de viver as tradições e estreitar nossos laços de amizade”, explica Lorene Amaral, professora da Nova Acrópole.
Alguns alunos voluntários apresentaram uma esquete teatral que mostrou a inusitada presença de grandes filósofos em um casamento da roça, além de diversas máximas filosóficas reescritas em linguagem caipira, que se tornaram divertidas plaquinhas para se tirar fotos. Como comentou Rafael Viana, professor da Nova Acrópole: “É uma grande alegria poder celebrar a magia do São João com um toque especial de filosofia!”
A atividade da Festa Junina de São João está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), tendo foco no ODS #4 que trata da educação de qualidade, por promover conhecimentos e vivências acerca cultura tradicional nordestina e brasileira.