O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela UNESCO em 2005 e, em comemoração a esta importante data, a Organização Internacional Nova Acrópole promove a “Semana da Filosofia” anualmente em todas as suas unidades. Neste ano de 2023, o tema escolhido foi “Filosofia em Ação”, a fim de demonstrar que é possível viver a filosofia diariamente.
No dia 17 de novembro de 2023, a Nova Acrópole Aracaju ofereceu como programação aberta ao público, a aula aberta “A natureza extraordinária da vida” e a sala temática “A ação no Bhagavad Gita”.
Sobre a aula aberta, comenta Lorene Amaral, professora que a ministrou: “Conversamos sobre como a vida cotidiana parece comum (ordinária) ou repleta de significado (extraordinária) a depender do nosso trabalho de educação de nós mesmos. Acessar o extraordinário demanda uma superação progressiva da mecanicidade e do egocentrismo, assim a consciência se expande para novos patamares de pensamento, sentimento e ação”.
A sala temática, por sua vez, teve uma apresentação interativa que foi conduzida por voluntários da sede e contou com a participação do público. Foi uma oportunidade de transmitir um pouco do que o clássico indiano, o Bhagavad Gita ensina sobre a ação: a necessidade da guerra interior, o valor da decisão e da reta ação, bem como as três qualidades: tamas, rajas e sattva.
No dia 18 de novembro de 2023, sábado, a programação continuou com mais uma sessão da mesma aula aberta, somada à sala temática “Filosofia estoica em ação” e a esquete teatral “Exemplos vivos de Filosofia em Ação”.
A sala temática apresentou 6 desafios humanos e 6 respostas estoicas para esses desafios. Temas como aprender com a natureza, discernir o que depende e o que não depende de nós, reflexões sobre o uso do tempo e exercícios para conviver melhor com os demais foram abordados e contaram com a participação do público.
Já a esquete teatral apresentou feitos de quatro personagens históricos que demonstraram na prática a vivência de nobres ideias filosóficas: Sócrates (filósofo grego), William Walker (mergulhador inglês), Helena Blavatsky (filósofa russa) e Irmã Dulce (freira brasileira). “Para mim chamou muito a atenção como uma esquete teatral tão simples pode nos impactar tanto: é que ela transmitiu o exemplo real de figuras históricas. Mais uma vez constatamos a força que o exemplo tem na educação do ser humano”, pontua Rafael Viana, professor da sede.
O evento como um todo foi uma celebração à filosofia, inclusive para os voluntários que construíram as apresentações: “A semana da filosofia foi uma grande oportunidade de entrega e crescimento. Ao longo dos ensaios para a apresentação pudemos exercitar nossas potencialidades como a coragem, a disciplina, a convivência, a paciência, o ritmo, e principalmente o esforço para podermos entregar o nosso melhor e para que a mensagem pudesse tocar o coração das pessoas”, comenta Breno Lohner, voluntário da sede.