A Semana da Filosofia é realizada pela Organização Internacional Nova Acrópole em celebração ao Dia Mundial da Filosofia instituído pela Unesco. Em 2022, o tema foi “A linguagem dos símbolos”.
Sendo assim, no dia 19 de novembro de 2022, o professor Rafael Viana ministrou duas sessões da aula aberta intitulada “O poder dos símbolos”. A ideia foi mostrar como a linguagem simbólica é capaz de nos conectar com o inefável, abrindo vias de compreensão da vida e de nós mesmos.
Ao final, os voluntários Sara Pinheiro e Antônio Minoru convidaram os presentes a participar de um jogo da memória dos símbolos. A cada sessão, três pessoas se colocavam para jogar e os demais assistiam. Quando um jogador encontrava um par de símbolos, Sara e Antônio comentavam sobre o significado daquele símbolo. Foi uma boa oportunidade e forma diferente de aprender sobre o tema!
Já no dia 20 de dezembro, também como parte do evento da Semana da Filosofia, a Nova Acrópole Aracaju realizou um teatro infantil com uma história bem simbólica: O Pinóquio.
Os personagens foram representados pelos próprios alunos que, com muita vontade e alegria, transmitiram a mensagem do conto do boneco de madeira feito por Gepeto: para tornar-se um menino de verdade ele precisaria ser bondoso, sincero e corajoso. Várias distrações e desafios se apresentaram no caminho, de forma que o Pinóquio precisou ativar as próprias virtudes, assim como todos nós, seres humanos, precisamos delas para superar nossas provas.
As crianças acompanharam o evento com entusiasmo e participaram de uma brincadeira ao final. A proposta foi fazer mímica: cada criança imitou um dos personagens até que as demais pudessem descobrir. Foi uma atividade divertida!
Participar como ator também foi marcante para os voluntários envolvidos. “Atuar como Gepeto foi uma experiência incrível! Com a ajuda de todos tornou-se prazeroso, mas o grande prêmio foi ver o sorriso das crianças enquanto assistiam… Em resumo, uma experiência maravilhosa”, conta Adriano, aluno do Curso de Filosofia.
Através da aula aberta, do jogo da memória dos símbolos e do teatro infantil “O Pinóquio”, a atividade contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente com o ODS #4 que trata da educação de qualidade.