Entre os meses de dezembro de 2021 e fevereiro de 2022 a Nova Acrópole promoveu em Betim um ciclo de aulas abertas com o professor Cristiano Magson abordando diferentes temas da filosofia. O objetivo da atividade foi facilitar o acesso a tradição filosófica para a população de Betim, tendo sido realizada na sede da biblioteca pública municipal Leonor de Aguiar Batista, que fica na rua do Rosário, 764, no bairro Angola.
No dia 15 de dezembro de 2021, quarta-feira, foi realizada a aula “A Felicidade segundo Aristóteles”, que propôs uma reflexão sobre a felicidade a partir do questionamento: “Quando perguntamos às pessoas o que elas mais buscam em suas vidas, podemos perceber que a grande maioria responde: Ser Feliz! Será isto possível? Podemos ser felizes em meio a tantos problemas, a tantas desigualdades e sofrimentos? Onde encontrar esta tão almejada felicidade?”
No dia 26 de janeiro de 2022, quarta-feira, foi a vez da aula “O Budismo de Sidhartha Gautama e a superação da dor” a qual questionou: “Existe a dor? Qual é a causa da dor? Como cessar a dor? A base do conhecimento de Sidhartha Gautama (o Buda) é a eliminação da dor, e esta não é nem velha nem nova”, diz Cristiano.
No dia 22 de fevereiro de 2022, terça-feira, a aula abordou o “Estoicismo – uma filosofia forte para tempos difíceis”, trazendo o chamado: “Que tal transformar os tempos difíceis, de crise, em oportunidades, como faziam os estoicos?” O estoicismo foi uma corrente filosófica que propôs uma reflexão prática para questões essenciais, sobre quem somos, qual o sentido da vida e como nos comportar frente as adversidades.
A partir das aulas realizadas, foi apresentada uma proposta de vivência da Filosofia em nosso cotidiano.