“A natureza é o grande livro onde tudo está escrito.” Goethe
A Semana do Meio Ambiente, que aconteceu entre os dias 5 e 13 de junho na sede da Nova Acrópole Botafogo no Rio de Janeiro, contou com muito conhecimento compartilhado e bastante engajamento de seus alunos.
Na ocasião, palestras e oficinas foram apresentadas: “A importância da limpeza da casa e a saúde”, com Ludmilla Gross; “Faxina ecológica e aromaterapia para ambientes”, com Marilene Marinho; “História e filosofia dos jardins”, com Patrícia Cristine; “Plantio caseiro e adubo orgânico”, com Teresa Hissa; “Permacultura: uma forma sistêmica de pensar”, com Letícia Haallack; “Composteira, como fazer e manter”, com Kreslin de Icaza; “Aproveitamento integral dos alimentos”, com Teresa Hissa; e “Alimentação: grãos germinados, leite vegetal e suco verde”, com Maria Bernardette.
Todas as atuações em prol da Semana do Meio Ambiente em Nova Acrópole buscam promover a integração do ser humano com nosso planeta Terra, corroborando para o objetivo #15 do ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável) de Vida terrestre da ONU (Organização das Nações Unidas), que visa proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres.
E participando também do #desafiomãeterra proposto pela Nova Acrópole do Brasil – região Sul, que nos convidou a cultivar um ser vivo do reino vegetal, seja uma árvore, uma flor, folhagem ou vegetais para alimentação, como temperos, chás, verduras, dentre outros, os alunos fizeram o plantio de mudas e compartilharam o desenvolvimento de suas plantas em suas redes sociais.
Para finalizar a Semana do Meio Ambiente espalhando o bem, foi iniciado uma campanha de arrecadação de agasalhos, máscaras, alimentos e itens de higiene pessoal, que serão posteriormente distribuídos na Comunidade Mata Machado, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro. Todos os interessados podem procurar informações através do e-mail [email protected] / WhatsApp: (21) 98669-1394. Todas as iniciativas citadas aqui são uma via de expressão dos alunos filósofos e voluntários, que sabem que qualquer pequeno gesto de boa vontade pode tornar o mundo um lugar melhor e beneficiar, inclusive, a si mesmo, já que somos parte dele.