Pedal Filosófico em Campo Grande/MS

Por Mato Grosso do Sul - Campo Grande

Na manhã de domingo de 1º de junho de 2025, mais uma edição do “Pedal Filosófico” ocorreu no Parque dos Poderes, em Campo Grande/MS, unindo esporte, natureza e reflexão. A ação, promovida pela Nova Acrópole, celebrou de forma antecipada o Dia Mundial da Bicicleta, comemorado em 3 de junho. A ONU instituiu a data comemorativa para valorizar a bicicleta como símbolo de saúde, educação e sustentabilidade.

Escola do Esporte com Coração

Organizado pelo Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, em parceria com a Escola do Esporte com Coração da Nova Acrópole, o evento contou com a participação de ciclistas de todas as idades. Em meio às trilhas arborizadas do parque, convidaram-se os participantes a refletir sobre temas filosóficos inspirados nos ideais de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

Pierre de Coubertin não apenas defendia a prática esportiva, mas via nela um meio de formação integral do ser humano. Para ele, a bicicleta representava um instrumento de liberdade, disciplina e autoconhecimento – valores essenciais para o desenvolvimento do caráter. E foi sob essa perspectiva que o Pedal Filosófico foi conduzido: a proposta de integração entre bicicleta, seres humanos, animais, natureza.

Esporte como ferramenta

A iniciativa, que já acontece em 18 países, reforça, pois, a proposta de tornar o esporte uma ferramenta educativa, ética e filosófica. Os participantes expressaram, ao final do passeio, entusiasmo com a experiência, destacando o bem-estar proporcionado pela combinação entre movimento, natureza e sabedoria atemporal.

Pedal Filosófico e contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

As atividades reforçam, assim, o compromisso com os  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para a agenda 2030. Isso porque se alinham ao ODS#3 – que trata de saúde e bem-estar.