
Um encontro cultural com a obra de Tolkien
No sábado, dia 16 de agosto de 2025, a Nova Acrópole Criciúma promoveu em sua agenda cultural o Livro Comentado: O Senhor dos Anéis, ministrada pelo professor Eder Bitencourt. Assim, o evento reuniu interessados em literatura, filosofia e mitologia, explorando os símbolos presentes na obra-prima de J.R.R. Tolkien.

Tolkien e o legado de esperança
Filólogo e estudioso de culturas antigas, Tolkien escreveu sua obra com o propósito de deixar um legado de esperança para sua época. Por esse motivo, sua trilogia é reconhecida mundialmente e segue conquistando gerações pela riqueza de seus elementos míticos. Além disso, o profundo simbolismo inspira reflexões sobre a vida.
O anel e o desafio humano
Durante a palestra, Eder destacou os elementos míticos que encantam os leitores e falou sobre o anel de poder, símbolo presente em diversas culturas. Na narrativa, o anel tem vontade própria e representa a força sombria da manipulação, que corrompe amizades e promove a discórdia.
No entanto, a Sociedade do Anel, formada por personagens de diferentes povos e características, demonstra que a união entre os diversos é a chave para cumprir a grande missão de destruir o anel e restaurar a harmonia.
O herói comum como símbolo de todos nós
O professor relembrou que o escolhido para carregar a tarefa mais difícil é Frodo, um hobbit comum e aparentemente sem poderes especiais. Desse modo, esse detalhe ressalta que cada pessoa, em sua vida cotidiana, também pode viver uma grande aventura interior.
Eder lançou ao público um desafio reflexivo:
“Eu teria condições de carregar o anel? Tenho meus desejos sob controle? Estou pronto para me unir aos diferentes por algo maior?”
Filosofia e autoconhecimento
O evento destacou ainda que o autoconhecimento é a ferramenta interior capaz de ajudar o ser humano a encontrar seu verdadeiro lugar no mundo. Dessa forma, essa busca, presente em diferentes culturas, é um dos pilares do estudo filosófico promovido pela Nova Acrópole.
A palestra foi encerrada com uma citação do cônsul romano Cipião Emiliano (185 a.C. – 129 a.C.):
“Da integridade vem a dignidade; da dignidade, a honra; da honra, a condução; da condução, a liberdade.”

Um convite à reflexão e próximos eventos
O encontro proporcionou ao público momentos de inspiração e aprendizado, mostrando como os símbolos presentes na literatura podem se transformar em caminhos de autoconhecimento e de vida mais consciente.
Por fim, a Nova Acrópole Criciúma, depois do Livro Comentado: O Senhor dos Anéis, segue oferecendo palestras, cursos e atividades culturais.
👉 Confira a agenda completa aqui: Nova Acrópole Criciúma