
No dia 6 de maio de 2025, a Nova Acrópole Criciúma realizou a aula inaugural do Curso Filosofia para Viver em Criciúma, conduzida pela professora Silvia Zanol. O encontro marcou o início de uma jornada de autoconhecimento e reflexão, voltada para quem busca aplicar a sabedoria no dia a dia.
A filosofia como ferramenta prática para a vida
Logo no início da aula, Silvia explicou a origem da palavra “filosofia”, cunhada por Pitágoras. Ao unir os termos gregos philo (amor) e sophia (sabedoria), o filósofo revelou a essência da filosofia: amor à sabedoria.
Além disso, a apresentação do Curso Filosofia para Viver destacou a proposta de uma filosofia natural, que integra ética, sociopolítica e filosofia da história. Esses temas, abordados ao longo do curso, oferecem uma visão ampla e essencial do desenvolvimento humano.

Atemporal x Temporal: compreender para escolher melhor
Na sequência, Silvia apresentou um dos temas centrais do curso: a distinção entre ética atemporal e temporal. Enquanto a ética atemporal é constante e profunda, a ética temporal se adapta aos modismos do momento.
Dessa forma, compreender essa diferença ajuda a despertar a consciência sobre as escolhas que fazemos. Portanto, é um passo fundamental para quem deseja viver de forma mais autêntica e alinhada a valores duradouros.
Virtudes e o caminho discipular na filosofia
Outro ponto relevante abordado foi a diferença entre o aluno e o discípulo. Segundo a professora, o caminho discipular exige responsabilidade na transmissão de ensinamentos e no cultivo de virtudes.
Três virtudes foram destacadas:
- Devoção: amar a verdade;
- Investigação: buscar a verdade;
- Serviço: praticar a verdade.
Assim, a filosofia torna-se uma escola de vida, onde aprender é também transformar-se.
Reflexões para quem deseja viver com mais sentido
Silvia encerrou a aula com uma pergunta instigante: Como podemos reconhecer nossos valores internos? Essa reflexão abre caminho para uma vida mais consciente, em que o aprender está diretamente ligado ao ato de viver com sentido.
Conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Esta atividade alinha-se ao ODS#4 – Educação de Qualidade, pois promove acesso à formação filosófica e estimula o pensamento crítico, ético e humano.