
Encerrando as atividades abertas do mês de maio, aconteceu, no dia 26 de maio de 2025, a aula inaugural do Curso de Filosofia para Viver na Nova Acrópole Criciúma/SC. A atividade acontece uma vez por semana e têm duração aproximada de uma hora e meia.
A aula, ministrada pela professora Michele Nunes Mariot, iniciou com a exposição de ideias sobre como a filosofia pode ser uma ferramenta prática e atemporal para a vida. Afinal, esse é um questionamento frequente de quem chega para conhecer a escola.

Evolução: uma necessidade da alma humana
A busca pelo desenvolvimento é algo presente na vida do homem. Nascemos, crescemos e vamos ganhando autonomia, estudando, nos tornando profissionais. Mas, e o nosso desenvolvimento humano, como fica?
A instrutora Michele apresentou a filosofia como um caminho prático para se buscar o sentido da vida. Elencou uma série de assuntos em que a filosofia nos ajuda para vida, destacando como harmonizar as diferentes partes da nossa personalidade, conhecer o motivo de tanta dor e miséria no mundo, despertar o sentimento da solidariedade humana e desvelar os mistérios da vida.
A Filosofia Natural
A filosofia natural nos traz três pilares que são: desenvolver a consciência por meio de uma vida ética, melhorar a convivência para melhorar, assim, a sociedade em que vivemos e estudar história para projetar nosso futuro.
O Curso Filosofia para Viver
O programa de estudos do Curso Filosofia para Viver atravessa milênios de história da humanidade e traz conhecimento de diferentes civilizações.
A aula foi encerrada com uma citação inspiradora da professora Delia S. Guzmán, que diz: “Toda a vida é uma grande viagem, e a velocidade não é mais que uma ilusão. Não importa a carruagem que usamos, mas o caminho que percorremos”.
Compromisso com os ODS
A atividade está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para a agenda 2030. Especialmente com o ODS#4: Educação de Qualidade, ao proporcionar aprendizado baseado em autoconhecimento e empatia.

