Filosofia e Voluntariado em ação na cidade de Criciúma

Por Santa Catarina - Criciúma

Quando falamos em filosofia, a maioria das pessoas logo pensa em livros e erudição, quase como para fins individuais. Mas a filosofia, diferente deste pensamento, tem um lado bem prático de ser vivido. O trabalho voluntário é um exemplo da filosofia em ação.

O ser humano que escolhe trilhar os caminhos do autoconhecimento oferecidos através da vivência filosófica encontra no trabalho voluntário, uma oportunidade ímpar de se conectar com a natureza, dando um pouco de si para o todo ao redor.

No livro O Profeta, Khalil Gibran nos presenteia com a reflexão sobre a dádiva da generosidade, dizendo: “Só quando vos dais a vós próprios é que estais verdadeiramente a dar.”

Desta vez, a ação voluntária organizada pela Nova Acrópole entregou 200 peças, entre roupas e calçados, para o bazar da Casa de Apoio a pessoas com câncer – Casa Maria Tereza, também em Criciúma- SC. A casa presta apoio a pacientes em situação de vulnerabilidade e que estão vivendo o processo da doença oncológica. A casa conta com equipe multidisciplinar e é financiada por diferentes ações sociais.

A vivência da doença oncológica, em muitos casos, interfere no equilíbrio emocional, na dinâmica familiar e na vida profissional dos indivíduos. Olhar para dor alheia e agir, para que de alguma forma, a situação seja abrandada, é de uma grandeza inimaginável. Isso nos faz entrar em contato com a grandeza humana e seu lado divino.

Com a certeza da maestria com que as doações serão manejadas, os voluntários da Nova Acrópole de Criciúma saíram agradecidos e renovados desta experiência.