
Aconteceu nesta sexta feira, 05 de maio, na sede da Organização Nova Acrópole de Criciúma , o Livro comentado de uma das obras clássicas de Platão, chamada Laques.
O tema esteve em torno do seguinte título: “Coragem, um valor filosófico para a vida”.
A palestrante, Luciani Ceolin, traz ao público presente esta rica obra, escrita em forma de diálogo, que tem como objetivo principal compreendermos qual seria a educação ideal para os jovens e como direcioná-los para cumprir com o seu papel no mundo.
Para Platão, é fundamental a boa educação, para que possamos, de fato, construir uma sociedade ideal. Dentro disso, Luciani explica o conceito de educação, baseado na origem da palavra, que significa eduzir, ou seja, tirar de dentro o que cada ser humano tem de melhor para oferecer à sociedade.
Conforme Luciani: “Temos potenciais latentes, que são forças nas quais podemos chamar de virtudes. Uma delas é a Coragem, a qual inspira o Homem a agir com seu coração”.
Maria Fernanda Topanotti, que assistia à Palestra, comenta: “Saí inspirada da palestra. Agora tenho esperança, pois entendi que para termos uma sociedade mais justa, precisamos começar por nós mesmos, pela nossa própria transformação”.
No platonismo, ensina-se que um cidadão bem educado e bem formado, desde a sua tenra idade, passando pela juventude até a idade adulta, pode construir uma sociedade baseada em princípios universais. Princípios estes que dão uma finalidade de existência à vida e que são os pilares que sustentam a história de todas as Escolas de Filosofia à maneira clássica.
Desta maneira, a proposta de Nova Acrópole é de proporcionar um método educacional para despertar as virtudes que estão latentes no Homem. Isto porque, se temos a possibilidade de tornar os seres humanos melhores, temos a oportunidade de construir uma sociedade mais justa, um Mundo mais feliz e melhor.