É tempo de comemorar! Anualmente se celebra o Dia Internacional da Filosofia, na terceira quinta-feira de novembro, data instituída pela UNESCO, em 2005. E nada melhor do que honrar toda a grandeza da Filosofia, compartilhando boas reflexões filosóficas com os demais.
Em Nova Acrópole, cada unidade organiza atividades abertas ao público, para que todos os interessados possam ter acesso e desfrutem do contato com boas reflexões.
Na última segunda feira, dia 18 de novembro de 2024, aconteceu a palestra “A Filosofia Oriental e a busca pela Unidade”, ministrada pelo professor Márcio Zomer, que trouxe de forma simples e acessível, alguns conhecimentos da filosofia oriental que trata da busca do ser humano pelo seu centro e desta forma a busca de uma trilha de desenvolvimento.
Foi ainda apresentada a forma didática utilizada pelos orientais, da divisão do homem em diferentes partes e suas respectivas atuações na vida. Exemplos estes que podem ser melhor compreendidos quando temos a oportunidade de ler e estudar obras como o Bhagavad Gîta dos hindus e o Dhammapada do budismo.
“Assim como um arqueiro endireita sua flecha, o homem sábio endireita sua mente instável e vacilante, que é difícil de controlar, difícil de monitorar”, nos traz a obra Dhammapada sobre a importância do bom manejo da mente humana.
O assunto despertou curiosidade e interesse dos participantes, com o surgimento de bons questionamentos após o encerramento da exposição.
Além da palestra houve declamação de poesia e música. O fechamento da noite aconteceu com bom papo ao redor de uma boa mesa com uma comida preparada pelos voluntários da Nova Acrópole Criciúma.
Para quem imagina a Filosofia como algo passivo e puramente intelectual, se surpreende com a forma ativa de todas as atividades de uma escola de filosofia à maneira clássica.