Encerrando a XI Semana da Filosofia em Criciúma, no dia 20 de novembro, a palestrante Luciani Ceolin apresentou o clássico poema épico indiano Ramayana.
Este mito nos fala de como Narayana, deus dos deuses, generosamente, renunciou sua morada divina por amor à humanidade. Nascido na Índia, para enfrentar Ravana, que reinava em Lanka, contou sobre o caminho percorrido pelo herói até libertar o povo deste tirano e seu exército.
A palestrante traz ao público a indagação quando conta a respeito da ponte de corais que liga a Índia ao Sri Lanka. A existência desta ponte faz com que os indianos acreditem até hoje na possível realidade deste mito.
Adverte que o herói nem sempre é um deus, mas que também não é um ser humano comum. Além disso, descreve que o ato heroico traz consigo habilidades humanas expressivas que relembram aos homens sua nobre natureza. O ser humano tem a possibilidade de escolher viver um mito heroico dentro de si e aproveitar diariamente as escolhas que a vida lhe traz, de exercitar virtudes, e tornar-se cada vez mais generoso, justo e bondoso.
A proposta de Nova Acrópole, como método educacional é, além de ensinar, promover o desenvolvimento destes e de outros valores. Conhecidos nos mitos como as armas mágicas que todo Homem tem dentro de si, ajudam-no a conhecer cada vez mais de si mesmo, trazendo à memória sua real natureza.