XIII Semana da Filosofia homenageia Confúcio, o filósofo chinês

Por Santa Catarina - Criciúma

No dia 09 de novembro, sexta-feira, às 21h, na sede Nova Acrópole de Criciúma, foi realizado o Sarau Filosófico “Música, Poesia e Contos Orientais”, como parte da XIII Semana da Filosofia que tem como tema central “Confúcio, o Filósofo Chinês”.

Confúcio, assim como Platão, ensinava que a Arte deveria fazer parte da educação de um ser humano íntegro, pois a verdadeira obra artística, através de sua beleza, tem o poder de elevar a consciência do homem, fazendo-o transcender do cotidiano materialista e egoísta para uma esfera mais alta onde o altruísmo e os valores morais e espirituais podem ser entendidos com maior pureza. Segundo estes filósofos, a ética e a estética caminham juntas, pois aquilo que é bom também é belo.

Foi por este motivo que foi realizado na XIII Semana da Filosofia em homenagem a Confúcio um Sarau onde foram apresentados mitos, contos, poesias e músicas da milenar cultura chinesa, que trazem uma sutil beleza e harmonia que nos ajudam a colocar a alma na ponta dos pés e vislumbrar um mundo melhor, um mundo de beleza e heroísmo.

Também quer compreender como a Beleza e a Ética caminham juntas no caminho da Sabedoria? Então venha conhecer a Nova Acrópole, uma Escola de Filosofia à Maneira Clássica que ensina como vivermos de forma mais ética e estética, procurando concretizar os ideais de bondade e beleza na vida cotidiana.