Ateliê de Bordado: bordando virtudes

Por Paraná - Curitiba

No último sábado, dia 26 de março de 2022, a Nova Acrópole de Curitiba promoveu o Ateliê Atena, atividade mensal promovida desde 2017. “Esta ação é destinada aos alunos de Nova Acrópole e tem o intuito de fazer o resgate, a preservação e a atualização da cultura das manualidades”, descreve Izabel, instrutora da oficina.

Além de ser uma oportunidade de desenvolver potenciais muitas vezes desconhecidos pelas praticantes devido a correria do mundo atual, é uma maneira de promover a convivência e a amizade e praticar as mais belas virtudes necessárias para o desenvolvimento da arte.

O Ateliê Atena, que leva este nome para homenagear a deusa grega considerada a tutora da Inteligência e das Artes, está ampliando suas atividades, que agora contam com outras artes manuais além do bordado, como o tricô, o crochê, o tear e a costura.

Neste ateliê, em 2018, foi conduzido o projeto “Bastidores de Curitiba”, onde a cidade foi homenageada através do retrato em bordado de pontos turísticos como a Catedral Metropolitana, o Paço da Liberdade, o Jardim Botânico e tantos outros.

“A ideia não é fazer mais coisas, mas sim aprender a CRIAR, imitar a NATUREZA e com isso aprender a conhecer a si mesmo”, comentou uma das instrutoras do ateliê.

Contemplando as orientações da ONU, para o desenvolvimento sustentável, esta atividade se enquadra na ODS #4, cumprindo com a educação no decorrer da vida.