Clube de Leitura apresentou “Mensagem” de Fernando Pessoa

Por Paraná - Curitiba

No dia 19 de fevereiro de 2022, a sede da Nova Acrópole em Curitiba realizou o Clube de Leitura “Uma tarde com Fernando Pessoa”, em que foi realizada a leitura na íntegra da obra intitulada Mensagem, que foi sua belíssima homenagem a Portugal, sua nação de origem, em uma estrutura épica de 44 poemas curtos.

O Projeto Clubes de Leitura é uma atividade que tem por objetivo estimular a leitura e a compreensão das obras e autores clássicos da Humanidade.

Marcelo Silveira, professor da Nova Acrópole e ministrante do Clube, explicou que o título da obra foi inspirado pela frase latina Mens agitat molem, frase originalmente de Virgílio, autor de Eneida, cujo significado é “O espírito move a matéria”, representando a interpretação da história portuguesa aos olhos de Pessoa. Inclusive, para compreender Mensagem, o autor nos oferece uma nota preliminar em que demanda dos leitores as seguintes virtudes: simpatia, intuição, inteligência, compreensão, e a graça (divina compreensão).

O evento foi uma oportunidade de entrar em contato com as belas ideias pessoanas, colocar em prática as virtudes necessárias para compreendê-las, e também presenciar a declamação de alguns de seus poemas pelos alunos que participaram da Oficina de Declamação de Poesias, realizada em 2021 na sede de Curitiba.

Eis um poema da obra:

Mar Português
(Fernando Pessoa)

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.