A sede Curitiba da Organização Internacional Nova Acrópole promoveu no dia 14 de agosto de 2020, a palestra on-line “Valores Humanos”, com a professora Ângela Costa.
A palestra resgatou alguns ensinamentos das obras Bhagavad Gita, A República de Platão e A Voz do Silêncio de Helena Blavatsky, entre outros grandes clássicos da tradição do conhecimento, e mostrou sua importância e aplicabilidade na atualidade.
A palestrante apresentou o valor humano como algo que não pode ser fabricado, sendo, ao contrário, algo que constitui cada um de nós, e pode ser potencializado formando a essência do ser humano. “Há muitos valores dentro do ser humano, e estes são raízes de virtudes que devem ser cultivadas na trilha do autoconhecimento, na verdadeira formação humana”.
Uma das ideias promovidas pelo humanismo é o conhecimento da constituição do ser humano, com sua parte somática, psicológica e espiritual, reconhecendo a alma humana como o intermediário que conecta Céu e Terra. Além dessas ideias atemporais e que podem nos inspirar a resgatar o melhor de nós, Ângela comentou sobre alguns dos potenciais humanos que podemos e devemos desenvolver, como a colaboração, a gratidão, a atenção, o discernimento, a memória, a imaginação e a esperança, atributos que nos ajudam a ampliar nossa consciência e a despertar valores mais nobres, tão necessários para atravessarmos as adversidades presentes em todos os momentos da vida.