XVII Semana da Filosofia promove exposição de fotos e varal de poesias

Por Minas Gerais - Divinópolis

“A Linguagem dos Símbolos” foi a temática abordada pela Organização Internacional Nova Acrópole para celebrar a Semana da Filosofia 2022. A data foi comemorada no período de 12 a 20 de novembro nos 60 países onde possui sedes.

Com o intuito de mostrar a simbologia em alguns mitos e também como os grandes filósofos abordaram o tema, a Nova Acrópole Divinópolis promoveu uma semana de atividades relacionando o tema do simbolismo com as experiências de vida, desenvolvendo o conhecimento sobre si mesmo e suas relações em qualquer situação e ambiente.

Café Filosófico após palestra on-line

Na quinta-feira, 17 de novembro, a palestra on-line “Símbolos para Reflexão”, com a Profa. Luzia Helena Echenique foi exibida na escola para alunos e público, seguida de um diálogo acompanhado por um café para conversar sobre as percepções e ideias tiradas da palestra.

Exposição Fotográfica “O Visível do Invisível”

Em parceria com o SENAC Divinópolis, localizado na Av. Antônio Olímpio de Morais, 293, no centro da cidade, voluntários da Nova Acrópole montaram a Exposição Fotográfica “O Visível do Invisível” em exibição de 12 de novembro até 02 de dezembro.

Varal de Poesia “O Símbolo na Poesia”

Na manhã de sábado, 19 de novembro, os voluntários criaram um Varal de Poesias na frente da Nova Acrópole e conversaram com as pessoas que passavam pelo local sobre os temas, e durante a interação, as pessoas podiam levar para casa o poema que mais lhes tocasse a alma. Foram selecionados poetas do movimento literário Simbolista como Cruz e Souza e também poetas pós-modernistas que se inspiram nos símbolos da natureza para compor seus versos.

Dia Mundial da Filosofia

A UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia em 2005 por acreditar no valor da filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano em cada cultura e cada indivíduo, sustentando que o pensamento crítico ajuda a dar sentido à vida e às ações realizadas no contexto internacional. Desde esta data, a Organização Internacional Nova Acrópole celebra o Dia Mundial da Filosofia nos 60 países em que atua, por meio da promoção de diálogos, palestras, exposições, painéis e eventos diversos. Esta celebração é sempre feita com a participação e apoio de instituições parceiras em cada cidade onde atua.