Filosofia à maneira clássica e o desenvolvimento do potencial humano

Por Santa Catarina - Florianópolis

Com muita alegria, a Nova Acrópole Florianópolis abriu ontem uma nova turma do Curso de Introdução a Filosofia à Maneira Clássica. Os interessados participaram de uma aula de apresentação dos temas que serão estudados ao longo dos próximos seis meses, de forma presencial. As aulas serão ministradas às quintas-feiras, das 19h30min às 21h.

Em seu primeiro contato com os professores, os alunos começaram a descobrir que ser filósofo à maneira clássica, antes de tudo, é amar a sabedoria. E sábio não é aquele que sabe muito, mas aquele que se conhece, que aprendeu a dominar a si mesmo e tem o poder de se transformar. Portanto, o objetivo de estudar conceitos como Ética, Sociopolítica e Filosofia da História – disciplinas deste primeiro nível – não é a mera busca pela erudição.

O foco de Nova Acrópole, organização internacional presente em mais de 50 países, é a formação do ser humano. Já são 64 anos ensinando o homem a despertar em si o que ele tem de melhor, que são os valores humanos, e ser regido por eles. A meta é impor aquilo que temos de mais luminoso sobre todos os outros fatores da personalidade. E humanizando a si próprio o homem contribui para um mundo melhor.

A proposta de Nova Acrópole é uma filosofia prática. Ao mesmo tempo em que vai tomando contato com o legado de grandes pensadores do Oriente e do Ocidente, o aluno é convidado a desenvolver seu potencial em atividades extra classe na sede da escola, que fica na Rua Lacerda Coutinho, no Centro de Florianópolis.