O que foi tema de pesquisa e estudos filosóficos acabou virando livro. A filósofa e professora Helenice Vieira Piovezani, da Organização Nova Acrópole de Florianópolis, investigou e resgatou o conhecimento do papel que a mulher teve na história da filosofia.
O lançamento dos livros As Mulheres na Filosofia: A Antiguidade (volume 1) e Idade Média e Renascença (volume 2) – aconteceu no dia 7 de fevereiro, em uma noite de autógrafos na sede da Organização Nova Acrópole do Brasil – região Sul, em São Francisco Xavier-SP.
“O que me motivou a começar esta pesquisa foi exatamente a falta de informação que temos hoje sobre o papel que as mulheres tiveram na história da filosofia; muitas pessoas se perguntam, onde é que elas estão? Existiram mulheres filósofas? Durante a minha investigação percebi que era muito material a ser explorado, portanto resolvi dividir entre Ocidente e Oriente, e de acordo com uma linha do tempo, desde as filósofas mais antigas até as mais próximas da atualidade”, disse Helenice.
E acrescenta: “Para mim tem sido muito importante e gratificante; é muito bonito conhecer o trabalho destas nossas antecessoras que foram desbravadoras no campo da filosofia. Elas sempre estiveram presentes e foram reconhecidas em suas determinadas épocas, mas com o passar dos anos muitos de seus nomes foram esquecidos, desaparecendo assim dos livros acadêmicos de história e filosofia. Eu espero que estas obras possam despertar mais interesse nas pessoas sobre o tema e, é óbvio que a pesquisa não se esgotou, ainda tem muito para ser resgatado.”
Os livros foram publicados pela Edições Nova Acrópole e podem ser encontrados através do site http://www.editoranovaacropole.com.br