Ainda no primeiro trimestre do ano, a oportunidade de partir em busca do amor à sabedoria para conhecer a si mesmo, ao próximo e o mundo. Foi assim que Nova Acrópole Guarulhos promoveu a aula inaugural da primeira turma de 2024 do curso Filosofia para Viver.
Realizada no último dia 27 de fevereiro, os voluntários, em companhia do professor Uibirá Barreto, receberam os inscritos que, por meio de maneiras diversas, sentiram nos seus corações o despertar que os moveram nesse primeiro passo rumo ao conhecimento. “Na trilha dos filósofos, esse é um movimento contínuo”, enfatizou Uibirá.
Para começar a discorrer sobre o curso, explicou que o filósofo pré-socrático Pitágoras, famoso na história da matemática por conta do teorema que leva seu nome, foi o responsável por cunhar o termo Filosofia, resultado da junção das palavras de origem grega philos – amor e sophia – sabedoria. De acordo com sua explanação, Pitágoras não se considerava um sábio, pois de acordo com ele essa definição corresponde a quem já conhece a verdade. Para o também pai da matemática, “Filósofo é aquele que está à sua procura”.
Uibirá Barreto durante sua apresentação
Na continuidade, Uibirá também buscou compartilhar a essência do que é a Filosofia para Viver proposta por Nova Acrópole no Brasil e no mundo. Ao mostrar a diferença entre estudar e viver a vida de um filósofo, que não basta apenas adquirir o entendimento das linhas de pensamento do Oriente e do Ocidente, as referências de cada tradição ou o que argumentava os principais nomes da história mundial, mas sim fazer a Filosofia coabitar dentro de cada um de nós. “O propósito de todos nós é extrair dela as experiências que nos fazem melhores enquanto seres humanos”, sintetizou.
No conteúdo programático, o professor direcionou as três cátedras que norteiam as 24 aulas: Ética, Sociopolítica e Filosofia da História que serão abordadas com base nas quatro vias fundamentais que abrangem todas as atividades possíveis a nós: Religião como forma efetiva de união do homem consigo mesmo; Ciência como um caminho de aproximação para a verdade, Arte como instrumento que nos leva ao belo e a Política como modo que leva ao justo.
No capítulo de Ética, Uibirá destacou que ela expressa muito além de uma conduta, mas sim sobre a importância de dominar a si mesmo para agir de forma coerente em cada situação. Já em Sociopolítica, os ensinamentos nos levam a refletir sobre nosso idealismo, a vontade de construir um mundo melhor e de compreender que, embora sejamos motivados a tocar as ações em conjunto, cada um precisa perceber o seu papel. Por fim, esclareceu que a Filosofia da História nos faz acessar as chaves para entrar em contato com a doutrina de grandes filósofos da Grécia Antiga como Platão, Aristóteles, grandes obras como as da filósofa Helena Petrovna Blavatsky (1831- 1891), clássicos como o épico indiano Bhagavad Gita e os mitos.
Na aula inaugural, todos tiveram a oportunidade de conhecer as obras filosóficas estudadas por Nova Acrópole
“Em Nova Acrópole, buscamos as ferramentas para escrevermos uma vida com significado e entendermos que, ao final, somos o resultado dos elementos que acionamos em nossa existência”, concluiu o professor.