Nova turma do Curso Filosofia para Viver em Guarulhos

Por São Paulo - Guarulhos

No dia 12 de agosto de 2025, a Nova Acrópole Guarulhos recepcionou os inscritos para a aula de apresentação do Curso Filosofia para Viver.

Tendo os olhos brilhando e o coração aberto para o novo, os alunos foram recepcionados com carinho pelos demais integrantes da escola. Logo na chegada, cada uma era convidado a conhecer as instalações e a tomar um café.

 

Às 20h, todos foram convidados para assistir à apresentação do professor Uibirá Barreto. Ele começou dizendo que a jornada dos alunos teve início ao adentrar a porta.

Inicialmente, explicou a etimologia do termo Filosofia, que foi cunhada por Pitágoras (570 – 495 a.C.). O filósofo, que viajou muito e teve contato com importantes pensadores de sua época, não descrevia a si mesmo como sábio, mas como filósofo, remetendo à ideia de movimento e à atitude de busca constante pela sabedoria.

“Confúcio também falou sobre a importância de dar o nome certo às coisas. Por isso, é importante alinhar o termo e compreender o significado da Filosofia”, observou Uibirá.

O importante não é saber muitas coisas, mas sim aplicar algumas

Em sua explanação, o professor da Nova Acrópole Guarulhos também lembrou a importância de conhecer com profundidade. “Vivemos um período repleto de informações, mas não tem sido o bastante para resolver os problemas, pois falta uma conexão entre o que se sabe e o que se vive”, afirmou.

Uibirá apontou que o primeiro nível do Curso Filosofia para Viver é um grande resumo sobre alguns dos mais importantes sistemas filosóficos do Ocidente e do Oriente. A base do curso introdutório revela os estudos que serão desdobrados mais adiante.

A importância do conhecimento

Logo depois, o palestrante destacou que não podemos subestimar nosso potencial de nos perguntarmos sobre as grandes questões do Universo. Isso porque este é um dos fatores que nos tornam realmente humanos.

Entender nossas origens como humanidade é fundamental, pois sem passado não há como termos um futuro coerente. E para entendermos algo diretamente, o aprendizado não acontece apenas pela mente concreta, mas também pela intuição.

Nova turma do Curso Filosofia para Viver em Guarulhos

Contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

As atividades reforçam o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para a agenda 2030. Isso porque se alinham ao ODS#4 – Educação de Qualidade, que busca garantir uma educação inclusiva, equitativa e acessível, além de promover oportunidades de aprendizado ao longo da vida.

WhatsApp