“Eu, o Tempo e Minhas Metas” foi tema de um ciclo de palestras

Por Rio de Janeiro - Ilha do Governador

A Nova Acrópole Ilha do Governador promoveu um ciclo de palestras com a temática “Eu, o Tempo e Minhas Metas” entre os dias 24 e 26 de janeiro.

No dia 24, a instrutora Tânia Araújo apresentou a palestra “A força dos inícios”. Utilizou o simbolismo do Mito de Janos para trazer as ideias dos ciclos que se iniciam, a sabedoria que se traz do passado, conjugado a um olhar jovem para o futuro. Destacou ainda a necessidade da constância e do renascimento para se alcançar as metas.

No dia 25, Teresa Hissa falou sobre as oportunidades que residem no momento presente. Ilustrou essa ideia através do Mito de Kairós. Como destaque, falou da concentração, da atenção e da conscientização do que somos e do que queremos.

E, finalizando, no dia 26, Antonio Saavedra falou sobre a temática da brevidade da vida. Destacou a diferença entre o momento psicológico e cronológico e a importância da inserção de valores humanos para qualificar as experiências, bem como a busca por um sentido de vida.

Em todos os três dias, o público presente também participou de uma oficina de administração do tempo onde puderam refletir sobre qual o sentido de suas próprias vidas, elementos que tiram tempo, e ferramentas práticas para planejar sua rotina.

Esse ciclo de palestras vem de encontro à proposta do curso Filosofia para Viver, na medida em que promove o desenvolvimento da consciência humana, busca por um sentido de vida e aplicação dos valores humanos.