Aconteceu no dia 05 de maio a palestra com o tema Dharma e Karma: Vida e Destino Humano, promovida pela Nova Acrópole Ilha do Governador e ministrada pelo professor Antonio Saavedra.
A proposta foi refletir e contemplar o tema para além do conceito que cada um carrega dentro de si. Neste sentido, foi falado sobre a existência de Leis que regem todo o Universo (Dharma), incluindo o ser humano, no qual tais Leis o conduzem a ser melhor.
Segundo Platão, elas são três: Vontade, Amor e Inteligência, ou seja, escolher agir por estes princípios platônicos é seguir o Dharma e é evoluir. No entanto, nem sempre é tão claro agir desta forma. “Consciente ou não, todos os atos geram consequências (Karma) e as consequências geram dor, promovem a reflexão e o autoconhecimento. Assim, o Karma é uma oportunidade de voltar ao Dharma”, conclui Saavedra.
O porquê do sofrimento e da própria existência da dor sempre fizeram parte dos questionamentos do ser humano. Além de buscar o aprofundamento da investigação, a filosofia à maneira clássica propõe e dá subsídios para que essa investigação possa fazer a diferença – ou seja, para que todos os grandes conhecimentos filosóficos ganhem vida e possam ser aplicados na vida de todo ser humano.