XVII Semana da Filosofia com diálogos e atividade literária

Por Rio de Janeiro - Ilha do Governador

Entre os dias 12 e 20 de novembro de 2022, realizou-se a Semana da Filosofia em homenagem ao Dia Mundial da Filosofia, data instituída pela Unesco desde 2005. Este ano a temática geral foi “A Linguagem dos Símbolos”, sendo desenvolvida em todas as sedes da Organização Internacional Nova Acrópole ao redor do mundo.

Durante esta semana, após assistirem juntos às palestras transmitidas pelo canal YouTube da Nova Acrópole, o público presente dialogou sobre os principais aspectos que lhes chamaram atenção nas palestras, com reflexões profundas sobre a importância dos símbolos e da linguagem simbólica nos dias atuais.

Tânia, aluna de Nova Acrópole que participava da atividade, comentou: “Gostei muito do simbolismo da ponte, porque quando caminhamos pela vida precisamos entender e aceitar que algumas formas de pensar, de sentir e agir precisarão mudar para abrir espaço dentro de nós para o que o outro lado da ponte nos reserva”.

Também foi realizado um diálogo filosófico sobre o simbolismo da série Anéis de Poder, que faz parte da saga literária de O Senhor do Anéis.

Além disso, a sede promoveu um ‘esquenta’ para a Semana da Filosofia um mês antes com a atividade Primavera Literária, onde foi falado sobre a vida de Manoel de Barros e o simbolismo presente em suas poesias.