Aconteceu no dia 17 de setembro o Sarau de Primavera na Organização Nova Acrópole de Jacareí homenageando neste ano os “100 anos do Samba no Brasil”.
O samba é um gênero musical que tem raízes africanas. Considerado uma das principais manifestações populares, é entendido como uma expressão urbana surgida no início do Século XX na cidade do Rio de Janeiro, nas casas das chamadas “tias baianas” – migrantes da Bahia -, quando o samba de roda, entrando em contato com outros gêneros musicais populares entre os cariocas, como a polca, o maxixe, o lundu e o xote, fez nascer um gênero de caráter totalmente singular.
Em 2005, o samba de roda se tornou um Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco.
No período de consolidação do samba carioca como “samba nacional”, surgiu uma nova safra de intérpretes, que obtiveram grande sucesso radiofônico, como Francisco Alves, Orlando Silva, Sílvio Caldas, Carmem Miranda, Dalva de Oliveira, entre outros. Também se destacaram muitos compositores oriundos da classe média, como Noel Rosa, Ary Barroso, Lamartine Babo, Dorival Caymmi, que promoveram o samba, inclusive em âmbito internacional.
O renomado Maestro Villa-Lobos foi um dos importantes intelectuais que desde o início reconheceram o valor artístico e cultural do samba.
Além da apresentação de vários sambas, também foi destacado a vida e a obra dos principais artistas que contribuíram para o nascimento deste ritmo que tanto cativou o brasileiro quanto projetou o Brasil em âmbito internacional.
Em Jacareí, há 13 anos, a Nova Acrópole tem trabalhado para cultivar as diversas formas de expressão artística e cultural, sobretudo promovendo a convivência fraterna e realizando inúmeras atividades voluntárias de modo a contribuir com a tradição de nossa cidade que é conhecida como “Jacareí: a Athenas Paulista, Berço da Cultura e do Saber”.