A relação do Ser Humano com a Natureza é campo de estudo e reflexões da Filosofia à Maneira Clássica, ferramenta prática/pedagógica ensinada nos cursos da Organização Internacional Nova Acrópole. É que filósofos de tempos anteriores já nos falavam da necessidade do homem conhecer-se a si mesmo e, a partir desse ponto, perceber-se integrado à Natureza. E como Natureza, a Filosofia não se refere apenas ao meio ambiente e ecossistemas, mas a todo o Universo.
A Filosofia à Maneira Clássica, ao contrário do que muitos pensam da filosofia em geral, não é um exercício intelectual sem utilidade prática. A cada ensinamento propõe vivê-lo, experimentá-lo, pois, como já falou Jorge Livraga, fundador de Nova Acrópole, “não é necessário conhecer muitas coisas, mas viver algumas”.
Com esse intuito, a sede da Nova Acrópole em Joinville organizou uma caminhada ecológica pelo trajeto conhecido como Estrada de Rio do Júlio, a 40 km do centro da cidade.
Os participantes se deslocaram da sede até o hotel Vale das Hortências na Estrada Rio do Júlio, por meio de transporte fretado, no dia 02 de setembro, chegando no local às 7h30 da manhã. Após, iniciaram a caminhada de 14Km até a localidade de Itoupava-Açú no município de Schröeder, chegando ao ponto de destino às 16h. Durante a trilha, a Professora Ana Lúcia conduziu um diálogo filosófico com todos os participantes.
Segundo o professor Alexandro Cordeiro, responsável pelo evento, “a caminhada propôs aos participantes uma melhor visão da filosofia, além da prática da convivência, virtude essencial ao desenvolvimento do ser humano”.
O voluntário Arlindo Rossi, montanhista e conhecedor da área, guia da equipe de participantes, fala como foi importante a caminhada: “Esta atividade foi importante para mim, pois pude conviver com os demais e também fortalecer nosso laço de amizade e fraternidade. Agradeço a oportunidade de apresentar aos amigos esta maravilhosa atividade de integração com a Natureza”.