
A prática esportiva está na moda, ou como atividade competitiva ou como mote de uma vida saudável. Não se negando os efeitos à saúde, houve tempos em que os esportes e sua prática tinham como fins propósitos mais nobres do que supõe nossa vã modernidade.
Buscando levantar essa reflexão, no dia 19 de outubro, a Organização Internacional Nova Acrópole – sede Joinville, realizou a palestra pública gratuita, “Como a Atividade Esportiva pode nos Humanizar?”.
Segundo o palestrante, Alexsandro Cordeiro, “o esporte existe há muito tempo, inclusive antes de ser chamado assim. A origem do nome é francesa (desport – entretenimento) e desde o princípio a finalidade era trabalhar o cultivo e desenvolvimento da moral humana.”
As antigas civilizações tinham a prática do desporto como atividade sagrada. Na Grécia, por exemplo, era chamada de “Olimpíadas”. Olimpo era a morada dos Deuses; a parte superior do Homem. Assim, participar das olimpíadas gregas significava o esforço de conquistar o Olimpo, ou seja, o melhor de si mesmo. A própria etimologia da palavra “Atleta” corrobora com esse sentido: “aquele que luta; que se supera”.
E a busca da conquista de si mesmo também é a proposta da Filosofia à Maneira Clássica. Através desse objetivo pode-se melhor compreender o que é a Sabedoria. “Platão nos fala da importância da Ginástica e da Música para a busca da sabedoria”, diz Cordeiro.
Essa antiga proposta fomentou as chamadas Olimpíadas da Era Moderna, pelas mãos de Pierre de Coubertain, Pedagogo e Historiador Francês (1893 a 1937).
“Isso demonstra que o resgate dessa finalidade mais elevada da prática esportiva depende de cada um de nós, que é a de nos esforçarmos para superar nossas debilidades morais e espirituais, como nos esforçamos para superar nossos músculos e limites do corpo”, finaliza.