XIV Semana da Filosofia – Leonardo da Vinci: 500 anos de um legado extraordinário

Por Santa Catarina - Joinville

Como todo ano, a Nova Acrópole organiza a Semana da Filosofia, em comemoração ao Dia Internacional da Filosofia, instituído pela UNESCO como sendo a 3ª quinta-feira de novembro, em homenagem ao filósofo grego Sócrates.

Esta XIV edição celebra os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, um dos grande expoentes do Renascentismo.

Com este intuito, a sede Joinville da Nova Acrópole realiza entre os dias 18 e 20 de novembro um ciclo de palestras que ressaltará a importância do movimento da Renascença e da arte, ciência e filosofia, expoentes daquele momento histórico e refletidos nas obras e pensamento de Leonardo da Vinci, para nosso mundo atual.

A Semana da Filosofia acontece nas instalações da ESCOLA DO TEATRO BOLSHOI, em Joinville. A escola, inaugurada em 15 de março de 2000, é a única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia.

O dia de abertura do ciclo de palestras foi agraciado com a beleza e técnica de bailarinos do Bolshoi, em sublimes pequenas coreografias apresentadas, uma delas acompanhadas pelo pianista do Teatro e estudante de Nova Acrópole, Arthur Bandt.

Ballet Bolshoi

Guilherme Schmitz, também aluno de Nova Acrópole, encerrou o dia com sua vibrante interpretação em seu violão de 12 cordas de música de sua autoria.

Guilherme, interpretando música de sua autoria.

Nos dias seguintes, poesias e contos apresentados pelos estudantes complementaram com sentimento e beleza as palestras.

Alunas Gabriela Rossi e Luana Salviano, interpretando um poema.

A Arte do Ballet Bolshoi e as apresentações artísticas de Nova Acrópole trouxeram um pouco do Renascimento ao público presente, como resume Maísa Pasquali: “O que vocês trouxeram e ensinaram para nós, mostraram na prática. Trouxeram a dança, a música, poemas e poesias…”.