Na terceira quinta-feira do mês de novembro comemora-se o Dia Mundial da Filosofia. A data foi instituída pela UNESCO em 2005, e para celebrá-la, a Organização Internacional Nova Acrópole realiza anualmente, em todo país, atividades variadas, como palestras, exposições culturais e ações sociais.
Nesta 16a edição da Semana da Filosofia, a Nova Acrópole Joinville e o Centro de Preservação de Bens Culturais da Prefeitura Municipal promoveram no dia 20 de novembro, a limpeza do monumento e praça que homenageiam João Colin, advogado, industrial e político, que nas décadas de 40 e 50 foi prefeito da cidade e que atualmente dá nome a uma das ruas centrais mais importantes da Manchester Catarinense.
O professor Fernando César Trindade destacou a importância da ação de preservação e embelezamento do patrimônio histórico como forma de preservar a História e preservar e embelezar também os valores a que estes monumentos se referem em nós mesmos. Na sequência, voluntários da Organização e colaboradores da Prefeitura se dividiram nas tarefas.
”No sentido de agir para preservar valores humanos, a Nova Acrópole une o estudo dos ensinamentos clássicos com a ação voluntária, tanto na manutenção de suas atividades quanto em colaboração com a comunidade”, comentou Fernando. “Foi uma excelente atividade que integrou convivência, cultivo da história e aplicação prática dos valores estudados através do curso de filosofia”, finalizou.
Alguns alunos também comentaram a ação: “Participei da atividade porque senti que poderia fazer algo para melhorar a nossa cidade. Essa experiência me mostrou que podemos, com um pouco de tempo e esforço, fazer muito por ela. Além da manutenção da praça que foi a prioridade, acho que o nosso exemplo fez com que todos que ali passavam, vissem que podemos fazer a diferença”, disse Alexandre Albrecht. Márcia Tereza destacou a importância do exemplo que essa ação social produziu: “Quando alguém olha uma pessoa limpando uma praça, uma estátua, eu acredito que essa atitude possa levar a uma reflexão. Eu me senti feliz e honrada fazendo parte desta ação e fazendo bem a uma cidade que tenho grande amor”. Gabriela Rossi também quis comentar: “Na hora do café estávamos conversando e falamos sobre organizar coisas externas que ajudam a alinhar e ordenar dentro de nós. Acredito que esse trabalho trouxe um pouco disso, ordenar e embelezar por fora e por dentro”.