A primavera e o nascimento do sol interior

Por Minas Gerais - Juiz de Fora

“A primavera e o nascimento do sol interior” foi o tema do passeio cultural e filosófico realizado por alunos da Nova Acrópole Juiz de Fora, familiares e amigos, no Parque Municipal da Lajinha, na manhã do domingo do dia 30 de outubro.

A atividade começou com uma breve reflexão do professor Victor de Lucena explicitando a todos os presentes sobre o tema filosófico proposto. Logo na sequência realizou-se um alongamento e todos saíram para a caminhada refletindo sobre as ideias apresentadas. Na trilha, além de flora diversa visível, os caminhantes encontraram capivaras se alimentando de broto de bamboo.

“Foi surpreendente encontrar as capivaras, em seu habitat natural. A nossa interação com a natureza deu-se de modo tão profundo e efetivo que ocorreu inclusive com os animais silvestres e foi surpreendente vê-los calmos e não reativos à nossa aproximação na trilha”, relata Bernardo Quinelato, aluno da Nova Acrópole.

Após a caminhada algumas práticas de respiração e percepção corporal foram realizadas, seguidas por um delicioso piquenique compartilhado por todos. Este também foi um agradável momento de conversas e oportunidades de convivência.

A manhã foi encerrada com um diálogo filosófico onde todos puderam compartilhar suas experiências de contemplação, observação e reflexão durante a caminhada e outras atividades do encontro de domingo.

O passeio cultural e filosófico no Parque da Lajinha alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Principalmente o ODS #3 de Saúde e Bem estar, o ODS #4, de Educação de qualidade, e com o ODS #10, que trata da Redução das desigualdades por ser uma atividade gratuita e aberta ao público geral.