Dia da Mãe Terra com ações sustentáveis e conscientização

Por Minas Gerais - Juiz de Fora

A Nova Acrópole Juiz de Fora celebrou o Dia da Mãe Terra, no dia 26 de abril de 2025. O Fórum em Comemoração à Mãe Terra, já em sua segunda edição, é um evento celebrado em todas as unidades da Nova Acrópole, reunindo, assim, pessoas interessadas em refletir e celebrar a relação entre a humanidade e o planeta.

A Nova Acrópole transmitiu as palestras realizadas no YouTube, cujos temas foram “A linguagem simbólica da natureza” e “Do micro ao macrocosmos: respeitar o corpo e preservar a natureza”. Além disso, na sede de Juiz de Fora, aconteceram duas oficinas simultâneas, uma de plantio de mudas e outra de produtos de limpeza sustentáveis.

Plantio de mudas e produtos de limpeza sustentáveis

Os participantes foram convidados à troca de experiência e aprendizado coletivo, explorando a possibilidade de realizar pequenas ações concretas em prol do meio ambiente. O objetivo foi, desse modo, cultivar uma consciência que valoriza a harmonia entre o ser humano e a natureza. Ao final, cada integrante podia levar uma muda para casa e uma amostra do produto feito nas oficinas.

Momento de convivência

Para fechar esse dia de conscientização e homenagem à Mãe Terra, os participantes compartilharam um momento de convivência. Houve um delicioso almoço, ao som da apresentação musical da aluna Lorena Fernandez. No repertório havia músicas populares brasileiras, como Amor de Índio (Beto Guedes), Romaria (Amir Sater) e Sal da Terra (Beto Guedes). Também houve a recitação de um poema pela aluna Nathane Durso.

Integração com a Mãe Terra

A participante Larissa Scheffer sintetizou a percepção do dia comemorativo. Em suas palavras, “o clima do evento foi especial, já que quando nos dedicamos à comemorar esse dia podemos sentir essa integração com a Mãe Terra, o que deveria acontecer todos os dias, já que somos um com a Terra”.

A atividade nos convida à reflexão sobre o nosso papel na preservação da biodiversidade e na construção de um futuro mais sustentável para as próximas gerações.