Durante a semana do dia 25 de abril a 1o de maio, a Nova Acrópole Juiz de Fora dedicou todas as suas atividades em homenagem à Mãe Terra, a esse grande ser vivo representado por nosso Planeta, que em outras culturas foi homenageado como divindade. Na Grécia antiga era representada pela deusa Gaia ou Gea; na romana denominava-se Tellus e nas culturas pré-colombianas Pachamama ou Pacha Mama.
A semana começou animada com os diálogos filosóficos sobre a Mãe Terra e com as atividades de plantio. Entre a segunda-feira e o sábado, foram plantadas sementes floríferas em duzentas caixinhas de leite, devidamente higienizadas, cortadas e com furinhos no fundo para a drenagem ideal da água. Após as aulas, todos plantaram suas sementes, que serão cultivadas e distribuídas para a população juizforana na ocasião da Semana do Meio Ambiente, tradicionalmente comemorada nas proximidades do dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.
No sábado, dia 30, foi realizado o almoço “Pachamama”, em homenagem a divindade da Terra nas culturas pré-colombianas. A professora Ana Paula Riberto iniciou a atividade com uma pequena apresentação sobre o tema. O ambiente contou com decoração característica em homenagem as culturas latino-americanas e o prato principal foi a receita do coração de banana, regado a pimentas e temperos peruanos.
Para finalizar as atividades, na manhã de domingo, aconteceu uma trilha com limpeza ecológica. A trilha urbana do Morro do Cristo, localizada no coração de Juiz de Fora, recebeu os voluntários de Nova Acrópole que recolheram cerca de 10 embalagens de 100 litros cheios de lixo.