Diálogo filosófico sobre o filme “Poder Além da Vida”

Por Minas Gerais - Juiz de Fora

No sábado, dia 15 de janeiro, a Nova Acrópole de Juiz de Fora promoveu um diálogo filosófico sobre o filme Poder Além da Vida. O longa metragem do diretor Victor Salva e roteiro de Kevin Bernhardt conta a história do jovem talentoso ginasta Dan Millman (Scott Mechlowicz), que sonha em participar das Olimpíadas. Eis então que ele conhece Sócrates (Nick Nolte), um homem misterioso e sábio com quem passará a ter uma relação de Mestre/Discípulo e mudará toda sua vida, planos e objetivos. O filme é baseado no livro autobiográfico de Dan Millman, O Caminho do Guerreiro Pacífico.

A atividade fez parte da programação diversificada de retorno às férias, que conta com aulas especiais, diálogos e atividades de voluntariado.

“No diálogo, refletimos sobre o personagem principal do filme de Dan, que aparentemente tem tudo, porém falta-lhe algo de essencial, que poderia ser traduzido como vida interior, generosidade, altruísmo. Valores estes que ele passa a tomar contato quando conhece o personagem que viria a tomar o papel de seu Mestre. Este, por sua vez, lhe diz: ‘o conhecimento não é igual a sabedoria; o conhecimento é teórico, a sabedoria é prática’. Outro ensinamento bastante presente no filme é a ideia de viver cada momento com o máximo de intensidade e de atenção possível”, relata o professor Victor de Lucena.