I Simpósio de Estudos e Investigações Filosóficas

Por Minas Gerais - Juiz de Fora

A tarde de sábado do dia 30 de outubro foi especial na Nova Acrópole Juiz de Fora, dia no qual foi realizado o I Simpósio de Estudos e Investigações Filosóficas, no qual se apresentaram alguns grupos de estudo.

O primeiro grupo apresentou sobre Roma, com foco no direito Romano, nas Guerras Púnicas e o dilema moral romano. Logo após, outro grupo tratou sobre Psicologia e apresentou a ideia da Atenção Plena ou Mindfulness, como o termo ficou mais conhecido recentemente. Depois foi a vez do grupo de estudos de Ciência Naturais que pôde elucidar sobre os Estudos do Movimento.

Após o intervalo, no qual não pôde faltar café e outras delícias da culinária mineira, o grupo da vez falou sobre Estética, tratando sobre as categorias da beleza, baseando-se na publicação Iniciação à Estética do autor pernambucano Ariano Suassuna. Encerrando a tarde de apresentações, o grupo sobre Grécia tratou da epopeia épica A Odisseia que narra o retorno do herói Ulisses para Ítaca, após a guerra de Tróia, do autor grego Homero.

O I Simpósio de Estudo e Investigações Filosóficas se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), estando em foco com o ODS #4, de Educação de qualidade, e com o ODS #10, que trata da Redução das desigualdades por ser gratuito e aberto ao público geral.