Juiz de Fora inaugura nova turma de Filosofia para Viver

Por Minas Gerais - Juiz de Fora

Na chuvosa quinta-feira do dia 22 de setembro, às 19h30, o professor Victor de Lucena iniciou uma nova turma do curso Filosofia para Viver na Nova Acrópole Juiz de Fora. Frente à uma sala cheia de novos alunos e entusiastas, foram trazidos os temas da filosofia natural, os conceitos de ética, de moral e dentre este, o da ética temporal e atemporal. Também foi apresentado o conceito originário da palavra Filosofia como “Amor à Sabedoria” e sobre as escolas de filosofia ou casas da vida, como eram chamadas em culturas tradicionais.

Nas palavras do professor Victor: “ministrar a primeira aula do curso Filosofia para Viver é sempre uma experiência única e muito especial. Encontrar pessoas de todas as idades, que assim como nós, voluntários de Nova Acrópole, demonstram um profundo interesse pelas questões mais fundamentais da existência. Ao mesmo tempo, é ter a convicção de que grandes ideias como generosidade, coragem, pureza, dentre outras, estão vivas nos corações dos seres humanos e são valores eternos.”

As atividades promovidas pela Organização Internacional Nova Acrópole estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). A palestra que inaugurou o Curso Filosofia para Viver em Juiz de Fora contribui com o ODS #4 que trata da educação de qualidade e com o ODS #10 que trata da redução das desigualdades, por ser um evento educacional, gratuito e aberto ao público geral.