Na segunda-feira, dia 30 de maio, a Organização Internacional Nova Acrópole – sede Juiz de Fora, realizou uma noite de homenagens aos 172 anos da cidade de Juiz de Fora/MG.
O evento teve início com as palavras do professor Hinaldo Breguez, que declarou o seu amor por esta cidade mineira, que tão bem o acolheu quando nestas terras ele chegou há onze anos. Ressaltou aos presentes, a importância de cultivar amor pela terra que nos recebe.
Na sequência, o professor Victor de Lucena Garcia apresentou a palestra “Aspectos Filosóficos e Históricos da cidade de Juiz de Fora”, na qual foram trazidos fatos referentes à fundação da cidade e algumas histórias dos homens e mulheres que deram forma a Juiz de Fora.
Continuando com as comemorações, Raíssa Moraes e Mariana Santos, ao som do violão do aluno Márion Nalon, declamaram poesias alusivas à cidade, sendo todas de poetas juiz-foranos, como Murilo Mendes e Liliane Maganin. Também esteve presente o hino da aclamada “Princesa de Minas”, outrora conhecida como “Manchester Mineira”.
Nas palavras de Murilo Mendes em sua Canção do Exílio: “(…) Eu morro sufocado em terra estrangeira. Nossas flores são mais bonitas, nossas frutas mais gostosas, mas custam cem mil réis a dúzia. Ai que me dera chupar uma carambola de verdade e ouvir um sabiá com certidão de idade”.
O evento foi encerrado com um coquetel, cujo ponto alto foi a confraternização entre os alunos e amigos da Nova Acrópole.