“Noite de Massas e Mitos” homenageia os mitos brasileiros

Por Minas Gerais - Juiz de Fora

A programação especial da semana em homenagem aos mitos, realizada pela Nova Acrópole Juiz de Fora e denominada “Noites de Massas e Mitos”, teve início na terça-feira 16, com a apresentação realizada pela professora Raissa Moraes.

O perfume das saborosas massas no ar, a beleza na decoração típica tanto homenageando a Itália que deu origem às massas, quanto ao Brasil, país escolhido para apresentar suas lendas e mitos. “Os voluntários de Nova Acrópole abrilhantaram a noite com um serviço e atendimento impecáveis para receber os convidados. A experiência dessa noite foi surpreendente”, relata Karla Civinelli, aluna da instituição.

A professora iniciou a palestra esclarecendo a diferença entre um Mito e uma Lenda. A Lenda procura dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais de uma região ou país, já o Mito é uma narrativa que possui um forte componente simbólico que fala profundamente sobre temas da vida de todo ser humano.

O mito escolhido foi Amantikir, é um termo Tupi que deu origem à palavra Mantiqueira que significa “Serra que chora”. Foi contado e explicada sua simbologia em detalhes, houve exposição de fotografias belíssimas da Serra da Mantiqueira, personagem principal da mitologia em questão.

Também foram narradas lendas e fábulas no decorrer da noite. A lendas contadas Do Guaraná e Vitória Régia, ambas são originárias do norte do Brasil e que tem grande importância para o folclore brasileiro, são belas e carregadas de mensagens e ensinamentos. A noite de narrações e histórias foi finalizada com a fábula do Peixinho Dourado ou o Mito da Caverna narrado para crianças, carregado de profundos significados.

Esta programação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo com o ODS #4 – Educação de Qualidade e ODS #10 – Redução das Desigualdades, por ser um evento cultural e aberto ao público.