“Noite de Massas e Mitos” homenageia os mitos da Índia

Por Minas Gerais - Juiz de Fora

A última mas não menos importante “Noite de Massas e Mitos” foi apresentada pelos professores Hinaldo Breguez e Giliane Breguez na quinta-feira, dia 18 de maio. Os mitos escolhidos foram os épicos indianos Ramayana e Os sonhos do Rei.

O ambiente da Nova Acrópole Juiz de Fora foi preparado com todo carinho pelos voluntários para receber seus convidados para o evento. Havia música indiana ambiente, a iluminação estava repleta de velas e luminárias, no centro de cada mesa um singelo arranjo de manjericão natural e trigo seco para representar as massas que foram servidas de maneira personalizada para cada convidado. O serviço foi realizado pelos próprios voluntários e alunos da escola com excelência.

A professora Giliane iniciou a palestra contando o mito indiano Os Sonhos do Rei. Nesse belo e profundo mito, a principal simbologia extraída, sem esgotar suas inúmeras passagens e mensagens contidas, foi da importância do ser humano conseguir ser fiel a si mesmo, sem se deixar contaminar pelo ambiente em que está inserido.

O mito indiano escolhido pelo professor Hinaldo foi o Ramayana, ao pé da letra “O Caminho do Rama”, que é uma das grandes epopeias da Índia Antiga. Ramayana é um dos épicos mais antigos e mais queridos de toda Índia e dentre tantos símbolos tradicionais, foi extraída a importância de se compreender o sentido do Dharma (caminho da retidão) para a existência humana, de que por detrás de todas as coisas existe uma Ordem. Um verdadeiro rei, no Mito o grandioso Rama, jamais duvida do Dharma, ele faz o que tem que fazer, vai em busca de sua própria alma, sua nobreza.

Esta programação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo com o ODS #4 – Educação de Qualidade e ODS #10 – Redução das Desigualdades, por ser um evento cultural e aberto ao público.