Passeio cultural na cidade histórica de Tiradentes

Por Minas Gerais - Juiz de Fora

No domingo, dia 31 de julho, alunos da Nova Acrópole Juiz de Fora realizaram um passeio cultural na bela e histórica Tiradentes, cidade que recebe tal denominação em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, mártire da inconfidência mineira, conjuração vivenciada em finais do século XVIII no estado de Minas Gerais.

Na ocasião do passeio, foram visitados diferentes pontos turísticos de caráter historiográfico como a Igreja Matriz de Santo Antônio, exemplo de arquitetura e arte barroca e rococó. Vale ressaltar que ambos os movimentos artísticos citados possuíram caráter único em nosso país, apresentando características singulares e diferenciadas em relação ao mesmo estilo, por exemplo em países da Europa.

Ressaltando o nacionalismo e o regionalismo brasileiro, foi visitada a Galeria de Arte Moitará Arte Indígena, que conta com um belo e refinado acervo de peças de arte e artesanato dos povos originários de nosso país. O espaço conta com três eixos de atuação: a pesquisa dos povos indígenas brasileiros, exposições artísticas e eventos de mesmo mote.

O trajeto cultural e de caráter extremamente eclético, contou também com a visitação de ateliês de artistas produtores de arte na contemporaneidade, como o Ateliê e Galeria de Arte Sérgio Ramos, no qual, o artista e arquiteto que dá nome ao espaço apresenta pinturas que evidenciam a sua influência construtivista.

Além de ser esta uma grande oportunidade de integração e convivência entre os participantes, o passeio cultural pode proporcionar o contato com uma cidade que une diferentes períodos históricos evidenciando contrastes entre o passado e o presente. Tiradentes também marca por convergir em um só lugar, diferentes formas culturais presentes em nosso país, através de sua arte, arquitetura e artesanato.

A atividade contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS #4 Educação de qualidade – assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, das Organização das Nações unidas (ONU) para a agenda 2030.