Semana da Filosofia com tarde de atividades lúdicas de estímulo ao movimento em Juiz de Fora

Por Minas Gerais - Juiz de Fora

Na tarde de sábado, dia 11 de novembro, a Organização Internacional Nova Acrópole – sede Juiz de Fora realizou sua primeira atividade da XVIII Semana da Filosofia com uma série de ações culturais lúdicas abertas ao público em geral, com o objetivo de estimular o movimento e ativar a percepção do tema da semana em 2023 – Filosofia em Ação. O ingresso de participação na tarde cultural foi a doação de 1 litro de leite que será destinado à obras de ação social apoiadas pela Instituição.

Foram oferecidos dois turnos de três diferentes oficinas: jogo de tênis de mesa, coordenado pela professora Beatriz Lopes; xadrez conduzido por Bernardo Quinelato; e consciência do movimento com a professora Raíssa Moraes. Os participantes puderam se inscrever e se alternar na participação de duas das três atividades com duração de 30 min cada, nas quais tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência do jogo e do contato com seu próprio corpo a partir do olhar filosófico, onde cada movimento e relação humana são uma oportunidade de conhecer a si mesmo e também ao outro.

Após este período inicial de oficinas, foi oferecido um saboroso café da tarde com quitutes que não podem faltar nos encontros em Minas Gerais e, na sequência, um momento de comunhão em movimento com todos os presentes. Uma roda de danças circulares foi inaugurada e a professora Beatriz pôde conduzir a todos no universo das danças tradicionais em roda de diferentes culturas, oportunizando aprendizado de novos movimentos e da vivência em conjunto por todos.

Compreende-se que os jogos, o lúdico, os movimentos artísticos da dança são oportunidades de vivenciar a antiga sentença grega do pórtico de Delfos: “Conhece-te a ti mesmo” assim como é proposto também para o filósofo na busca pela sabedoria, lapidando a si mesmo, nas provas da vivência diária.

A Semana da Filosofia passou a ser comemorada pela Nova Acrópole em todo o mundo a partir do momento em que a Unesco instituiu o Dia Mundial da Filosofia no ano de 2005, que é comemorado internacionalmente na terceira quinta-feira de todo mês de novembro.