Visita ao Museu Mariano Procópio

Por Minas Gerais - Juiz de Fora

Na tarde do dia 12 de agosto, os voluntários e alunos da Nova Acrópole Juiz de Fora fizeram uma visita guiada ao Museu Mariano Procópio, acompanhados dos professores da instituição.

Após a visita, houve um momento de conversa, no aconchego do gramado, sob o tema “Vencer é construir”.

O Museu Mariano Procópio foi oficialmente inaugurado no dia 23 de junho de 1921, marcando o centenário de nascimento de Mariano Procópio, pai de Alfredo Ferreira Lage, e no dia 13 de maio de 1922 foi aberto ao público. Como não possuía herdeiros, Alfredo Ferreira Lage fez a doação do Museu para a Prefeitura da cidade em escritura lavrada no dia 29 de fevereiro de 1936, doação esta composta pela Casa e pelo acervo que havia acumulado ao longo da vida, e pelo belo Parque. No documento de doação consta uma cláusula que determina que, enquanto vida tivesse, sua prima Geralda Armond seria diretora do Museu, e assim foi até sua morte em 1980.

No dia 31 de maio deste ano, o Museu Mariano Procópio foi reaberto ao público e seu acervo, o 2° maior do Brasil Império, com cerca de 53 mil peças, pode ser visitado. Consta do acervo: joias, moedas, medalhas, mobiliário, cristais, louças, porcelanas, peças sacras, quadros, com destaque para o “Fardão da Maioridade” de D. Pedro II e o quadro “Tiradentes Esquartejado” de Pedro Américo.

Foi uma visita muito apreciada por todos, não só pela oportunidade de desfrutar do rico acervo do museu Mariano Procópio, mas também pela possibilidade de exercitar a convivência e o companheirismo entre os integrantes.