Para comemorar a XVII Semana da Filosofia “A Linguagem dos Símbolos”, a Nova Acrópole Juiz de Fora ofereceu ao público em geral uma variada programação com palestras e oficinas. Pontualmente às 19h da quarta-feira, dia 16 de novembro, a professora Ana Paula Riberto inaugurou a semana de atividades comemorativas com a palestra “Aspectos Simbólicos na Pintura de Botticelli”, na qual pôde exaltar e analizar simbolicamente cada um dos elementos iconográficos dos quadros do pintor renascentista italiano: “A Primavera” e “Nascimento da Vênus”.
No intervalo, o Café Renascença serviu um cardápio especial com massas variadas. A programação encaminhou-se com a palestra on-line “O Símbolo como Linguagem da Vida” do professor Luis Carlos Marques, que foi assistida pelo público presente acompanhada de pipoca.
“Quando os símbolos são traduzidos em movimento, acordam na alma imagens esquecidas e levam a experimentar uma profunda consciência de nós mesmos.” Bernard Wosien
Esta foi a frase de Bernard Wosien, pesquisador das danças circulares de diferentes culturas do mundo, escolhida pela professora Beatriz Lopes para inspirar a oficina “O Simbolismo do Centro na Dança Circular” que ocorreu na quinta-feira, dia 17. A professora iniciou com uma exposição teórica sobre o tema e seguiu para o momento de vivências, finalizado pela experiência prática da dança em roda, na qual todos participaram com muita alegria e união. Na sequência, todos assistiram juntos a palestra on-line da professora Luzia Helena Echenique, “Símbolos para Reflexão“.
As atividades da XVII Semana da Filosofia, alinham-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente ao ODS #3 de Saúde e Bem-estar, ao ODS #4, de Educação de qualidade, e ao ODS #10, que trata da Redução das desigualdades por ser uma atividade gratuita e aberta ao público em geral.