XVII Semana da Filosofia: O Ser Humano como Símbolo do Infinito

Por Minas Gerais - Juiz de Fora

“O ser humano como símbolo do infinito” foi o título da palestra ministrada pelo professor Hinaldo Breguez na sexta-feira, dia 18 de novembro, no Nosso Moinho – Centro Cultural localizado na zona norte de Juiz de Fora, encerrando as atividades da XVII Semana da Filosofia na cidade.

Recoberta pela beleza e mistério que o próprio enunciado sugere e encerrada com uma bela roda que rememorou a importância da união e da fraternidade entre os seres humanos, a palestra foi baseada no artigo “Compreendendo o Pensamento Simbólico” escrito e publicado pelo professor Breguez na Revista Esfinge.

Anteriormente à palestra foi realizado um coquetel de recepção, com venda de publicações da Editora Nova Acrópole e a vernissage da exposição “O Visível do Invisível”, resultado do concurso nacional de fotografia, do qual participaram alunos e voluntários da Nova Acrópole de todo o Brasil, dentre eles Maria Luiza Moraes, da Nova Acrópole Juiz de Fora. As fotografias foram impressas em tule, um tecido leve e esvoaçante que propôs diálogos com o ambiente industrial do espaço expositivo do Moinho, a loja Aberta.

A entrada foi gratuita com a solicitação da doação voluntária de uma caixinha de leite. Foram arrecadados cerca de 60 litros de leite que serão destinados à Fundação Maria Mãe, instituição parceira, que atua com pessoas em situação de rua na cidade, oferecendo refeições, banhos, cursos profissionalizantes, dentre outros atendimentos e serviços gratuitos.

O evento alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), mais especificamente ao ODS #3 de Saúde e Bem-estar, ao ODS #4, de Educação de qualidade, e ao ODS #10, que trata da Redução das desigualdades por ser uma atividade gratuita, aberta ao público em geral e com arrecadação de itens para doação em ações sociais.